A união entre espiritualidade e medicina já não é mais vista como um assunto alternativo ou distante. Cada vez mais pesquisas científicas, instituições médicas e órgãos internacionais estão evidenciando que o ser humano deve ser visto de forma integral, considerando corpo, mente e espírito. Em um cenário marcado pelo aumento dos casos de transtornos mentais como a depressão e ansiedade e também de doenças crônicas, cresce o interesse por uma medicina mais humana e completa, que acolhe o paciente em todas as suas dimensões.

Para entender melhor esse movimento conversamos com o neurologista Dr Marcello Soares, que vem se dedicando a disseminar esse conhecimento com o propósito de ajudar cada vez mais pessoas.

Com presença ativa nas redes sociais, palestras em grandes eventos e projetos internacionais, ele se tornou uma das vozes mais conhecidas ao defender que a medicina do futuro precisa olhar o ser humano em todos os seus níveis de existência.

“A tecnologia e os medicamentos salvaram milhões de vidas, mas a população continua adoecida. Precisamos olhar para o homem de forma integral. A espiritualidade não substitui a ciência, mas a complementa, ajudando o paciente a encontrar equilíbrio interno”, afirma Soares.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que médicos considerem a espiritualidade dos pacientes como parte do cuidado clínico, e o Conselho Federal de Medicina (CFM) apoia oficialmente a incorporação desse olhar na prática médica.

Hospitais de referência, como o Albert Einstein e o Sírio-Libanês têm programas voltados para esse tipo de atendimento, enquanto universidades reconhecidas mundialmente como Harvard, Duke, Stanford e USP mantêm centros de estudo sobre espiritualidade e saúde. Pesquisas da USP, por exemplo, mostram que práticas espirituais ajudam brasileiros a lidar com ansiedade e depressão, enquanto estudos da Harvard T.H. Chan School of Public Health comprovaram redução de sintomas de depressão e melhora na qualidade de vida de pacientes com doenças crônicas.

Dr Marcello tem feito parte desse movimento global, difundindo conhecimento científico e sabedoria espiritual, que tem como base os evangelhos de Jesus, por meio de palestras, cursos e conteúdos digitais.

No próximo mês, ele estará, na Europa e será também palestrante em Dubai, lugares onde irá abrir inscrições para o primeiro curso dado por médico, neurologista, que une saúde física, mental, emocional e espiritual em uma proposta prática, prometendo transformar milhares de vidas e mostrar a importância dessa integração no futuro da medicina.

“A ciência já validou o papel da espiritualidade na saúde. Não é apenas uma questão de fé, mas de evidência. Quando tratamos o paciente em todas as dimensões física, mental, emocional e espiritual, aumentamos a eficácia do tratamento, fortalecemos o vínculo médico-paciente e ficamos mais próximos da cura real para o ser humano ” destaca o neurologista.

Para Soares, o caminho da medicina é claro: “Precisamos tratar pessoas, não apenas doenças. Quando o paciente encontra equilíbrio interior, os resultados clínicos são melhores mais duradouros e estamos mais pertos de uma cura verdadeira.

Com uma agenda internacional e uma produção constante de conteúdo educativo em suas redes sociais, Marcello Soares tem ajudado a popularizar uma visão de saúde integral que antes estava restrita ao meio acadêmico.

“Estamos em uma era em que ciência e espiritualidade não são opostas, mas complementares. O futuro da medicina será cada vez mais humano e integral”, reforça.

Para acompanhar seus conteúdos, o especialista compartilha informações e reflexões sobre medicina e espiritualidade em seu perfil no Instagram: https://www.instagram.com/marcellosoaresneuro?igsh=MWR1a2pnZDZ6emR5cQ== e no seu novo canal do YouTube https://m.youtube.com/@Dr.MarcelloSoares

Share.